Postado em domingo, 15 de agosto de 2010

Reitores oficializam acordo para formação de consórcio entre as federais


Da Redação 

Esta semana os reitores de sete universidades federais mineiras assinaram o protocolo de intenções para formação de um consórcio. A adesão de cada universidade ainda depende de uma discussão interna. Na Unifal (Universidade Federal de Alfenas), por exemplo, o tema será discutido pelo Conselho Superior, órgão deliberativo da instituição.

O acordo foi firmado durante cerimônia de inauguração simultânea de novas instalações dos campi universitários Centro-Oeste Dona Lindu (Divinópolis) e Alto Paraopeba (Ouro Branco/Congonhas), da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Educação, Fernando Haddad, oportunidade em que o documento seria assinado como adiantou o Alfenas Hoje .

Juntas, as sete universidades federais (Alfenas, Juiz de Fora, São João Del Rey, Viçosa, Itajubá, Lavras e Ouro Preto) somam mais de 45 mil alunos ficando atrás somente da USP (que tem 57 mil) e da UFRJ (com 47 mil). As instituição manterão a autonomia, mas na hora buscar recursos serão uma só.

O objetivo é aproveitar a localização geográfica das sete universidades, que ficam em um raio de 200 km de distância, e promover a integração entre os campi com projetos de pesquisa, extensão, além de aproveitar melhor os recursos e trocar tecnologias.

>>Saiba mais detalhes sobre o consórcio



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo